Trabalho Gratificante

Escrito por Isabella Gresswell • Tradução por Júlia Livio Amaral

26 de outubro de 2023

"Hello! My name is Teacher Isa. What’s your name?”

Apenas um pensamento rápido para reativar o blog.

Li um artigo algumas semanas atrás e o sentimento ressoou. Uma voluntária de abrigo de animais em Singapura descreveu seu trabalho como ‘ingrato’, o que ela acha ser o motivo de muitos voluntários estarem abandonando seus trabalhos em abrigo de animais.

Pensei ‘que palavra ideal para descrever como é trabalhar no hospital’. Claro que isso me fez refletir sobre como me sinto agora trabalhando como professora de inglês online. E vocês não imaginam como fui grata pela oportunidade de comparar as duas funções. Eu imediatamente percebi que o retorno que recebo da minha função atual me deixa com o sentimento oposto.

Dou aula para alunos de todas as faixas etárias, eles e seus pais são adoráveis. Eles separam tempo para deixar comentários, para escrever mensagens de agradecimento e para me deixar ciente de que valorizam o trabalho que estou fazendo. Claro que isso aumenta o ego, mas mais importante, é um aumento de confiança e ainda mais importante, o feedback me dá a oportunidade de melhorar ainda mais o meu trabalho.

Mas deixa eu te contar, receber esse feedback positivo é tão agradável! É super motivante. Fico tão feliz de saber que meus alunos estão felizes e que eles reconhecem o esforço extra que eu faço para preparar aulas personalizadas. ESSE é um trabalho gratificante. Estou utilizando meu tempo para ensinar outras pessoas uma nova habilidade e eles sentem que estão aprendendo. E vejo que eles estão realmente aprendendo. Meus alunos são todos diferentes, possuem necessidades diferentes e aprendem com velocidades diferentes, porém, estou vendo progresso e eles também. ESSE é um trabalho gratificante.

Raramente senti que fiz a diferença como médica júnior. Raramente estava orgulhosa do meu trabalho porque na maior parte do tempo, estava nadando freneticamente tentando manter minha cabeça acima da água. Além disso, quando a maioria dos seus pacientes são debilitados e idosos, você apenas tenta mantê-los por mais um tempo. Você não está realmente curando nada. É difícil sentir orgulho disso.

Em contrapartida, posso dizer com total confiança que me sinto orgulhosa do meu trabalho como professora quase todos os dias. Alguns dias me sinto cansada e preocupada ou um pouco desconectada, mas felizmente, são ocasiões raras. Posso não sentir mais aquela sensação de orgulho que surge quando sou chamada de “Doutora”, mas honestamente, enche meu coração de orgulho quando me chamam de “Professora”, um senso de orgulho que vem sem amarras - sem síndrome do impostor, sem culpa, e na maioria das vezes, sem consequências graves. 

Se você sentir que precisa abandonar sua carreira atual o mais rápido possível, e você apenas precisa de algo para te prender até encontrar seu próximo passo, dê uma olhada no ensino online. Isso não precisa ser sua próxima carreira, mas pode te dar tempo, e é incrivelmente gratificante.

:)




Se você se interessou pelo meu conteúdo, inscreva-se abaixo para receber uma notificação por e-mail. Assim, você ficará por dentro de todas as minhas publicações. Basta ir ao final da página e digitar seu e-mail na caixa branca onde se lê "Email Address" e clicar em "Sign up."

Infelizmente, não consegui colocar uma caixinha de comentários nesta página. Para deixar um comentário, siga este link e deixa um comentário no post original.