Refletindo

Escrito por Isabella Gresswell • Tradução por Júlia Livio Amaral

10 de agosto de 2023

Amarante, Portugal

Não tenho escrito nada para o blog faz um tempinho. Creio que eu disse praticamente tudo o que eu gostaria de dizer sobre minha experiência na Medicina - pelo menos por enquanto. Se eu encontrar algo que me inspire a compartilhar meus pensamentos, sentimentos e opiniões, eu trarei a vocês! Mas por agora, estou aproveitando o fato de não estar frustrada com o trabalho, não estar cronicamente ansiosa e por não estar aborrecida com a forma que as coisas são.

Estamos realmente gostando da vida em Portugal. Tudo o que posso dizer é que somos abençoados. As coisas tem corrido melhor do que  esperávamos. Os pais de Luke nos visitaram nos últimos dias, e foi tão fácil. Não precisamos nos estressar com o clima nem sequer com o planejamento das atividades. Estava muito calor quando eles chegaram e acho que chuviscou em um dos dias, mas, no geral, o tempo estava ao nosso favor. Tivemos manhãs preguiçosas e pela tarde e à noite saímos para caminhar ou dirigimos até outra cidade. Há tantos lugares bonitos para conhecer e basta estacionar, aplicar protetor solar e fazer um passeio agradável. Sem confusão, sem complicações.

Na noite passada, estávamos vendo vídeos no Youtube sobre comprar propriedade em Portugal e demos uma breve olhada nas propriedades disponíveis. Eu AMARIA algo próximo  de um rio - Luke riu dessa exigência específica. Mas então pensei, nós tínhamos exigências específicas para o nosso aluguel, e conseguimos! (Sim, acredito que tivemos muita sorte e sim, acredito que há alguém olhando por nós lá em cima) mas realmente conseguimos exatamente o que estávamos procurando. Três cômodos, com espaço exterior privado e ar condicionado. Sem mencionar que o apartamento dá para uma mansão e seus jardins, para que Loki possa vagar livremente longe das ruas movimentadas! Esse lugar é simplesmente perfeito. Então, vou seguir em frente e ser otimista sobre uma propriedade que dá para um rio (o sonho) ou que fica 5 minutos a pé de um rio.

E tem o TEFL. Honestamente, é incrível como as coisas têm dado certo. Sou muito grata pela mãe de Luke ter sugerido o TEFL há um tempo. Isso pode parecer ridículo para você, mas começo a trabalhar às 11h e termino antes das 18h. Consigo organizar minha agenda da maneira que eu quiser. Eu a tenho ajustado a cada duas semanas para otimizá-la, e minha agenda atual bloqueia 4h e 45 minutos de ensino disponível por dia, de segunda a sexta. O salário não é maravilhoso, mas como moramos em Portugal, estou ganhando mais do que o suficiente para pagar aluguel e serviços públicos. 

Eu NÃO SOU uma pessoa “da manhã”. Nunca fui, infelizmente. Tenho inveja de quem é. Então, poder me dar algumas horas de manhã para fazer minha ioga, tomar banho e me preparar para as aulas sem estar com pressa para o trabalho e sem precisar me arrastar da cama em um horário ridículo e odiar cada segundo disso - oh, é uma verdadeira benção. Estou realmente acordada quando começo a trabalhar. (Eu gostaria de estar às 11h!) É maravilhoso. Apesar de eu dar aula por no máximo 4,75 horas por dia, eu também preparo as lições, faço anotações depois das lições e envio feedback aos alunos todos os dias. Então o total de horas trabalhadas é mais ou menos 6,5 horas por dia. Tudo se resume a isto: trabalho a tempo parcial e ganho mais do que o salário mínimo português num mês.

Não quero enganar a ninguém. Não tenho dinheiro para gastar agora, mas meu objetivo era ganhar o suficiente para pagar metade do  aluguel e das despesas fixas, como água e energia - e posso fazer isso com bastante conforto. Luke precisa cobrir a maior parte das nossas outras despesas, o que não é o ideal, mas preciso estar bem com isso. Como Luke disse, estou começando do zero, e quando vamos em busca do nosso primeiro emprego recém-saído da universidade, geralmente não é um cargo bem remunerado. Com o tempo, vou ganhar mais experiência e me candidatar a cargos de professor mais bem pagos ou trabalhar em uma plataforma onde posso definir meus próprios preços. O importante é que estou fazendo algo, e o mais importante é que estou realmente gostando.

Se você está preso a uma rotina, se sentindo infeliz, cansado e desmotivado no trabalho e na vida em geral, não aceite as coisas apenas como elas são. Faça uma pequena pesquisa sobre carreiras alternativas. Vá no Youtube e ache alguma inspiração. Leia alguns blogs. Vai existir um Plano B por aí que dará certo para você, mas você precisa se esforçar para encontrá-lo. Você não precisa se sentir infeliz, você não precisa odiar levantar para trabalhar de manhã e você não precisa viver para os finais de semana. Não perca a esperança e, por favor, não aceite as coisas como elas são. Elas não precisam ser assim, mas a única pessoa que pode mudar as coisas para você é você.

Não estou dizendo que encontrei o trabalho dos meus sonhos ou minha nova carreira, porém, estou feliz com o que estou fazendo agora e como as coisas estão indo. Recebi minha primeira classificação no Cambly, e estou tão orgulhosa de mim. Não tenho o que reclamar do trabalho agora, e isso deve ser a primeira vez! Gosto de dar aulas, gosto de ver meus alunos regulares e minha agenda está ficando bem preenchida. Obrigada Deus! Então, por enquanto, estou feliz com o trabalho e estou feliz em Portugal.

Se você gostaria de compartilhar sua própria história sobre considerar ou cumprir uma mudança de carreira, seja a sua área a de saúde ou não, por favor me mande uma mensagem! Prometo que é terapêutico e você pode ser uma fonte de validação e inspiração para outras pessoas que estejam se sentindo do mesmo jeito que você!

Obrigada por ler!

Cuidem-se <3




Se você se interessou pelo meu conteúdo, inscreva-se abaixo para receber uma notificação por e-mail. Assim, você ficará por dentro de todas as minhas publicações. Basta ir ao final da página e digitar seu e-mail na caixa branca onde se lê "Email Address" e clicar em "Sign up."

Infelizmente, não consegui colocar uma caixinha de comentários nesta página. Para deixar um comentário, siga este link e deixa um comentário no post original.