Minha experiência com o sistema de saúde privado em Portugal
Escrito por Isabella Gresswell • Tradução por Júlia Livio Amaral
01 de maio 2024
Arte urbana em Viseu, Portugal
Existe um sistema de saúde público em Portugal e para usufruir dele, é necessário requisitar um número especial, o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Na nossa cidade, você precisa agendar uma consulta para solicitar esse número. Tentamos marcar no início de dezembro de 2023 e conseguimos um horário para o final de março de 2024. Porém,nesse meio tempo, percebi que havia passado da hora de realizar um check up médico, com exames de sangue anual e exames odontológicos.
Como uma não-residente em Portugal, é obrigado a ter um seguro de saúde. Sou uma residente agora, mas decidi continuar pagando 26.57 euros pelo meu seguro. Então, prossegui e fiz um agendamento médico em um hospital local privado.
Cheguei ao hospital com 15 minutos de antecedência e rapidamente percebi que deveria ter me dado mais tempo. Assim como muitos outros serviços em Portugal, você precisa retirar o ticket assim que chegar, e esperar que chamem o seu número. Isso é apenas para realizar o check-in no térreo e para efetuar os pré-pagamentos. Uma vez feito o check-in, você pode ir à sala de espera do seu médico. Pelo que pude perceber, cada sala de espera tem seu próprio procedimento, você precisará fazer o check-in novamente ou simplesmente sentar e aguardar ser chamado.
Não vou mencionar todos os detalhes da minha “manhã de folga” no hospital mas vou dizer que foi muito agradável. Consultei com meu médico e ele agendou alguns exames para mim - no mesmo dia, no mesmo local. Só tive que descer para o departamento de emergência para buscar meu exame de sangue, com o tempo de espera de aproximadamente 10 minutos. Me entregaram um voucher para um “pequeno almoço” (um café da manhã), que é a versão Portuguesa de um chá com torradas na Irlanda - um pãozinho com manteiga e café.
Meu médico agendou para mim uma ultrassonografia preventiva de tireoide também, assim, subi alguns andares até o departamento de radiologia para realizar o exame. Estava lotado mas mesmo assim, esperei menos de uma hora. Enquanto eu esperava, baixei o aplicativo deles e agendei uma consulta com o ginecologista para o dia seguinte. Depois disso, fui à cantina para aproveitar meu café da manhã de cortesia e depois voltei para casa. Trabalho concluído. Foi incrivelmente fácil e incrivelmente eficiente. De certa forma, realmente passei um bom tempo no hospital. Não é algo estranho de se dizer!?
Em contrapartida, ouvi dizer que se você quiser ser atendido no sistema público, uma consulta com o médico pode ter um tempo de espera de algumas semanas. Então nosso pensamento é, desde que eu e Luke estejamos saudáveis, pagaremos o seguro de saúde e agendaremos consulta em um hospital privado para nossos exames anuais e se tivermos alguma emergência, iremos ao hospital público.
Acredito que será útil te dar uma noção dos custos. Pelo meu entendimento limitado, esses custos variam dependendo se você tem ou não um seguro de saúde e dependendo do seu plano de seguro.
Visita ao médico de família: 35 euros. Seria 60 euros sem o seguro.
Exames de sangue (incluindo tipo sanguíneo, hemograma completo, função hepática, função renal, função tireoidiana, glicemia, lipídios, estudos de ferro e níveis de vitamina D) e urinálise: 108.56 euros.
Ultrassonografia de tireoide: 42 euros.
Consulta com ginecologista: 35 euros.
Esfregaço de Papanicolaou com teste de HPV: 110 euros.
Ultrassonografia: 25 euros - Não fiquem muito animados! Essa ultrassonografia foi apenas uma olhada rápida no revestimento do útero e dos ovários para garantir que tudo estava saudável e normal. Não tive nenhuma surpresa com as imagens!
Dental: Meu dentista me deu um preço especial na minha primeira limpeza. 60 euros sem o seguro - (São 15 euros por quadrante, o que nunca havia ouvido antes, mas acho que você pode optar por escolher um quadrante da boca de cada vez). O preço normal seria 112 euros (28 euros por quadrante) com seguro. Voltei para selar meus quatro dentes posteriores. Isso custou 152 euros (38 por dente) com seguro e seria 180 euros (45 euros por dente) sem seguro.
Apenas tenha em mente que as receitas não são gratuitas em Portugal, mas meu médico me disse que as receitas possuem desconto com o número de utente.
No geral, tive uma experiência muito agradável no hospital privado. Eu, como muitos outros, não gosto de ir ao dentista, mas tanto o dentista quanto a técnica foram muito simpáticos. Fiquei lá por 30 minutos em cada consulta, e diria que 10 minutos foram de conversa. Se eu não tivesse que escutar aquele som horrível dos instrumentos odontológicos nos meus dentes ou não tivesse que sentir a dor da água fria, acho que a minha consulta teria sido uma atividade social agradável.
Decidi continuar pagando meu seguro por enquanto. Isso se deve principalmente à facilidade de acesso ao sistema de saúde. Não preciso ficar esperando muito tempo. Posso agendar minhas consultas e consultar meus resultados no aplicativo, mas, em caso de emergência, eu recorreria aos serviços públicos.
Espero que tenha ajudado alguém que esteja considerando se mudar para Portugal ou decidindo fazer ou não o seguro de saúde e utilizar os serviços privados aqui.
Até a próxima, se cuidem!
Se você se interessou pelo meu conteúdo, inscreva-se abaixo para receber uma notificação por e-mail. Assim, você ficará por dentro de todas as minhas publicações. Basta ir ao final da página e digitar seu e-mail na caixa branca onde se lê "Email Address" e clicar em "Sign up."
Infelizmente, não consegui colocar uma caixinha de comentários nesta página. Para deixar um comentário, siga este link e deixa um comentário no post original.